domingo, 6 de novembro de 2011

Concordo ou Discordo: Dinâmica para o Dia da Consciência Negra

 Em folhas de ofício, escrever as frases abaixo e outros pensamentos, colocá-los em um quadro ou no chão e pedir para que as pessoas formem grupos em torno de um deles para conversar. Depois, apresentam-se as conclusões para o grupo todo.

Seguem alguns exemplos para discussão. Vocês podem usar também outras frases e comportamentos que ocorrem no dia a dia.
 Ex: Não pego na mão de Maria, porque ela é preta.

“Houve um tempo em que lugar de negro era na senzala. Hoje trancam a gente na favela.” Carolina Maria de Jesus - escritora negra.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, 01-O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece.
(Charles Bukowski)

02-Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos.
(Bob Marley)

03-A pior prisão e a: do preconceito, da inveja, da cobiça, da hipocresia, do egoísmo, da mentira, enfim a pior prisão é a mente...
(Afro-x)

04-Quem empresta seu corpo para a arte, está sujeito a provar o verdadeiro sabor amargo do preconceito, e o verdadeiro sabor paradisíaco da liberdade , tatuagem não muda caráter.
(Deh Bettoni)

05-Enquanto houver, desigualdade racial, preconceito e descriminação, jamais poderá haver a tão infatizada globalização.
(Eulina Monteiro da Silva)

06-Bonito é quando o amor consegue superar o preconceito.
(Andresa Martins Vicentini)

07-Todo conceito que o homem não modifica com sua evolução torna-se um preconceito, e os preconceitos acorrentam as almas à pedra da inércia mental e espiritual.
(Wilsiane Santos)

08-O preconceito é como um câncer.Precisa ser detectado no inicio para que seja curado.
(Valéria Lima Nunes)

09-O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível.
( Maya Angelou )

10-Tanto as pessoas quanto as nações precisam livrar-se de seus preconceitos. Sinta-se falando diretamente com Deus: não leia o livro, leia sua alma; e então qualquer pequena capela ficará tão grande quanto a própria abóbada celeste.
( Ralph Waldo Emerson )
11-Preconceitos são as correntes forjadas pela ignorância para manter os homens separados.
(Condessa de Blessington)

12-Muitas pessoas acham que estão pensando quando estão meramente arrumando seus preconceitos. 
(William James)

13-Meus primeiros oito anos escolares foram todos com pessoas brancas. Isso me ajudou a compreender como os brancos pensam. Acho que foi esta transição que me ajudou a vencer as diferenças, pois isso é o verdadeiro significado do meu sucesso: vencer as diferenças entre a comunidade negra e a branca. 
(Will Smith)

14-Abrigamos uma multidão de preconceitos se não nos decidimos a duvidar, alguma vez, de todas as coisas em que encontremos a menor suspeita de incerteza.
(René Descartes)

15-Se um ator faz o papel de um assassino, ninguém vai achar que ele é um assassino. Agora, se um ator faz papel de gay, todo mundo vai achar que ele é. Tem alguma coisa errada... Isso me interessa profundamente. A humanidade é desumana, mas acho que ainda temos uma chance.
(Renato Russo)

16-Considero isso como um dever que tinha, não apenas com meu povo, mas também com minha profissão, praticar a lei e a justiça pata toda a humanidade, gritar contra esta discriminação que é essencialmente injusto e oposto a toda a base de aititude através da justiça que integra a tradição do treinamento legal neste país. Eu acreditei que ao me opor contra esta injustiça eu deteria a dignidade do que seria uma profissão honrada.
(Nelson Mandela)

17-Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
(Nelson Mandela) 

18-Eles riem de mim porque sou diferente, eu rio deles porque são todos iguais...!
(desconhecido)

19-O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão.
(Machado de Assis)

20-Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida.
(Paulo Autran)
 

Nenhum comentário :